No dia 25 de julho do ano em curso nos despedimos da psicóloga Yolanda Citrão Forghieri, que faleceu aos 98 anos.
Uma mulher que é referência nos estudos em fenomenologia no Brasil, Yolanda se gradudou em pedagogia com licenciatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientiae, de São Paulo; foi Livre-Docente em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP e fez aperfeiçoamento em aconselhamento psicológico pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP – USP, onde foi professora doutora efetiva. Atuou como professora titular do Centro de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, nas disciplinas de Aconselhamento Existencial e Investigações Fenomenológicas do Curso de pós-graduação em Psicologia Clinica, também foi professora titular da Escola Paulista de Psicologia Avançada de São Paulo – EPPA e do Centro de Psicoterapia Existencial de São Paulo. Yolanda ocupou até os últimos dias a cadeira de nº 20 de Ciências da Academia de Letras, Ciências e Artes – ALCA, da Associação de Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP.
Dona de um sorriso generoso e grande simpatia, Yolanda foi autora de publicações sobre psicologia fenomenológica e aconselhamento psicológico que são referências para nossos processos formativos e práticas.
A ABG vem, por meio dessa nota, homenagear a memória de Yolanda Forghieri, reafirmar a relevância de seus estudos para a psicologia e abordagens de bases fenomenológicas, bem como prestar condolências a familiares e amigos.