É com profundo pesar que no dia 05 de março de 2024 nos despedimos da psicóloga e Gestalt-terapeuta, Beatriz Helena Paranhos Cardella, ou simplesmente Bia Cardella, como gostava de ser chamada.
Beatriz graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1985, concluiu sua especialização em Gestalt-terapia em 1991 pelo Instituto Sedes Sapientiae, tendo o trabalho de conclusão intitulado “O amor na relação terapêutica” que deu origem ao seu primeiro livro pela Editora Summus em 1994. Bia também concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Paulista (1999) e Pós-graduação em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.
Esteve espalhando sementes de crescimento para muitas gerações de gestalt-terapeutas nos principais institutos de Gestalt-terapia do estado de São Paulo e de todo Brasil. Seguiu caminhando como psicoterapeuta, psicóloga, supervisora clínica e fundamentalmente como uma gestalt-terapeuta que acredita no potencial das relações, na amorosidade e na potência dos encontros a partir dos seus escritos. Beatriz Cardella também escreveu “A construção do psicoterapeuta” em 2002, “Laços e nós: amor e intimidade nas relações humanas” em 2009, “De volta para casa: ética e poética na clínica gestáltica contemporânea” em 2017 e recentemente presenteou o mundo com “O curador ferido e a clínica contemporânea” em 2023.
Nas palavras de Bia, “o Encontro, quando acontece, transcende os papéis, está para além deles, é transformação e humanidade compartilhadas, é morada humana.” Que seu legado, suas palavras e sua presença terna e amorosa, façam morada em nossos corações e sigam ecoando por gerações.